BLACKFIQUE-SE

MILTON NASCIMENTO

07/04/2010 00:44

 Veja aqui a vida e a trajetória desse Negro talentoso, que encanta o Brasil e o Mundo com a sua linda Voz e  suas letras fortes.

 

Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. Conhecido também pelo apelido de Bituca.

Nascido no Rio de Janeiro, filho de Maria do Carmo Nascimento, uma empregada doméstica, foi adotado por um casal cuja esposa (Lília Silva Campos) era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade. Sobre a família, disse:


 

Sou fascinado pela minha família, acho que eu não poderia ter tido mais amor, educação e liberdade em nenhuma outra família no mundo. Eles moldaram a minha vida. Meu primeiro instrumento foi uma harmônicadada pela minha avó. Ela me deu um acordeão, e foi aí que minha vida musical começou

 

 

Trajetória profissional

Gravou a primeira canção, Barulho de trem, em 1962. Em Três Pontas, integrava, ao lado de Wagner Tiso, o grupo W's Boys, que tocava em bailes. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia, onde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições Novena e Gira Girou (1964), ambas com Márcio Borges.

Clube da Esquina

Na pensão onde foi morar na capital, no Edifício Levy, Milton conheceu os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio. Dos encontros na esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis surgiram os acordes e letras de canções como Cravo e CanelaAlunarPara Lennon e McCartneyTrem azulNada será como antesEstrelasSão Vicente e Cais. Aos meninos fãs do The Beatles e do The Platters vieram juntar-se Tavinho Moura, Flavio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant, Vermelho, Toninho Horta. Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP,Clube da esquina, que era duplo e apresentava um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons e riqueza poética. O Clube da esquina escreveu um dos mais importantes capítulos da história da MPB. Chamou a atenção dos músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade inovadora.

Quando do lançamento, a crítica especializada não teve a capacidade de entender o que estava acontecendo e fez comentários severos a respeito da obra. Pouco tempo depois o disco teve reconhecimento internacional e ganhou o prestígio merecido aqui no Brasil também. O álbum virou disco de cabeceira de músicos no mundo inteiro, tornando-se referência estilística e estética da música contemporânea, e levou Milton Nascimento a ser convidado por Wayne Shorter a gravar um disco com ele, em 1975. O disco chamava-se Native Dancer e serviu para projetar Milton de uma vez por todas no mercado norte-americano.

Milton transcendeu o anonimato como cantor gravando um LP no Rio de Janeiro em 1966. EM 1967, segundo o trecho da contracapa do disco Milton e Tamba TrioMilton Nascimento entrou no estúdio acompanhado pelo 'Tamba Trio', no Rio de Janeiro, em 1967, para gravar seu primeiro disco. O encontro de 'Milton & Tamba' com os arranjos de Luizinho Eça fazem de 'Travessia' um álbum definitivo e eternamente moderno. No mesmo ano, a composição Canção do Sal foi gravada por uma cantora até então desconhecida, Elis Regina. A convite do músico Eumir Deodato, gravou um LP nos Estados Unidos (Courage), onde se destacam Catavento e uma versão de Travessia chamada Bridges. Em 1970 realiza temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo com o conjunto Som Imaginário, destacando-se desse período Para Lennon e McCartney (1970, com Fernando Brant, Márcio Borges e Lo Borges) e Clube da Esquina. No disco Sentinela (1980), foi um grande sucesso a composição Canção da América. No ano seguinte, estourou a canção Caçador de Mim (uma composição de Luiz Carlos Sá e Sergio Magrão). Também participou e compôs a trilha sonora de filmes como Os Deuses e Os Mortos (1969, direção de Ruy Guerra), e Fitzcarraldo (1981, direção de Werner Herzog).

Entre outros sucessos, destacam-se Maria, Maria (1978, com Fernando Brant), e a interpretação de Coração de Estudante (Wagner Tiso), que se tornou o hino das Diretas Já (movimento sócio-político de reivindicação por eleições diretas, 1984) e dos funerais de Tancredo Neves (1985). Posteriormente, a Canção da América, que versa sobre a Amizade, foi o tema de fundo dos funerais de Ayrton Senna (1994).

Ficheiro:Bituca.jpg

 

 

Pesquisar no site

Contato

Beleza da Raça

PRÓXIMA ENTREVISTA

GRUPO TAMO AI

 

 

 

NOSSO ORKUT
 

 

  Perfil Beleza da Raça

 

Nos adicione no nosso perfil e seja nosso amigo, dê seus palpites para que possamos melhorar cada dia mais!

 

www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=10417050501798632441

 
 

 Blackfique-se. ;)

 

EM CARTAZ!!

 

Ola Queridos leitores!!!

Em cartaz em é uma coluna que vai falar um pouco dos artistas negros consagrados no Brasil e no Mundo!

 

Para começar com o pé Direito, escolhemos dois artistas de alto nivel na musica brasileira.

Milton Nascimento e Cartola!

CLIQUE AQUI e conheça um pouco da historia de cada um deles!

 

DIVIRTAM-SE 

e mande pra gente o artista que vc quer aqui!

 

 FALANDO DE MÚSICA

 Vamos falar um pouco de Música.

hoje vamos falar do RAGGA

bora Clicar e conhecer o que o

Ragga

 

artigo antigo

SAMBA-ROCK

Você Aqui

05/05/2010 03:04

POESIA- mandrack

 NEGROS HERÓIS Negro forte,valente,inteligente guerreiro destemido. Negro sofrido,injustiçado,foi torturado a ferro quente e viu seu povo ser dizimado,escravizado jogado ao léu,a própria sorte e até a morte não se rendeu NEGRO SOU EU...   Que virou lenda e até mito? Negro fugido,que foi...

CATHO ONLINE

SUA OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

 

 

FAZENDO JUSTIÇA

 

Aqui você vai saber um pouco mais dos seus direitos pra correr atrás do que é certo e fazê-los valer!